04/02/2016

Lêmingue


Se contentar com apenas pertencer a uma manada é perder o sentido em relação a própria evolução espiritual, pois o crescimento interno implica em tornar-se um indivíduo diferenciado por encontrar uma referencia interna e um centro que se responsabiliza e escolhe a própria independização.

Mas o crescimento espiritual não termina aí. Depois transcender este estágio da individualização é necessário doar as próprias aquisições, recursos e sabedoria a outros, principalmente aos que ainda estão reféns do próprio ego e da normose coletiva na sua inconsciência.

A independência é conquistada pela auto responsabilização. Já a interdependência está além do individualismo, onde a pessoa aprendeu a se responsabilizar apenas por si mesmo. A interdependência é a responsabilização compartilhada incluindo a responsabilização assumida por outros.

Acreditar em algo só porque um certo grupo de pertinência acredita ou fazer algo, só por que outros fazem, pode tornar a pessoa um lêmingue.

Sergio Condé
....
Mitos:

Há concepções equivocadas sobre os lêmingues que vem de muitos séculos.

Como muitos lêmingues se deslocam, inevitavelmente muitos deles se afogam o ao cruzar rios e lagos, como esse na Noruega
Os lêmingues ficaram bastante conhecidos pelo mito de que cometeriam suicídio em massa durante suas migrações. Essa visão mítica se apresenta em diversas versões, não sendo sempre vista realmente uma ação voluntária, mas acidentes que levam à morte em massa.

Movidos por urgências biológicas de sobrevivência, algumas espécies de lêmingues migram em grandes grupos, sempre que a densidade populacional se torna insustentável. Os lêmingues não nadam e podem, nessa desesperada procurar por novo habitat, optar por cruzar um curso de água. Esse fato e as enormes inesperadas flutuações na população dos lêmingues noruegueses devem ter contribuído para o desenvolvimento dos mitos.

O mito dos Lêmingues praticando “suicídio” em massa já vem de muito tempo e foi popularizado por diversos fatores e eventos.
Por seu comportamento migratório aparentemente estranho, os lêmingues e seu “suicídio” são lembrados e associados, como uma metáfora, a pessoas que seguem a maioria sem questionar, mesmo que esse comportamento tenha consequências terríveis.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Popular Posts

Postagens mais antigas

Tecnologia do Blogger.

Author Info

Instagram

Seguidores

Total de visualizações

Follow Me

Twitter

Like us

Scroll To Top